domingo, 26 de outubro de 2014

trabalhar em projeto, o projeto "os tubarões"

o André Ribeiro, o Guilherme Alves começaram um projeto sobre tubarões.
 o Miguel também se juntou ao grupo e juntos vão descobrir muitas coisas acerca deste animal

Começamos por registar "O que já sabemos",  fizemos o levantamento de questões a pesquisar "Queremos saber" e depois enumeramos os recursos "como vamos saber.  No final, o André, o Guilherme e oMiguel vão comunicar para o resto do grupo e todos vamos poder aprender mais sobre os tubarões. É assim que trabalhamos em projeto.


um pouco mais acerca do trabalho de projeto...

Os projetos surgem de um interesse manifestado pelas crianças, a partir de uma conversa no tempo de acolhimento, da observação atenta dos educadores acerca de uma necessidade do grupo, a partir de uma questão levantada pelas crianças ou para resolver uma situação concreta. O tema não é tão importante como o processo pela qual as crianças passam, ao pensar, ao sentir, trabalhar, investigar e progredir em conjunto com as outras crianças do grupo.
O projeto pertence ao grupo, cada criança é uma parte essencial, pois cada uma pode contribuir com os seus saberes, observações e experiências.
Na 1ºfase, as crianças decidem quem vai participar, formando-se um pequeno grupo de trabalho e registamos na folha dos projetos (nome do projecto/quem participa/ a duração)
 Numa 2ºfase as crianças vão planear, reflectindo e analisando aquilo que já sabem (já sabemos) e colocam questões (queremos saber) que constituem as pistas de investigação e também definem os recursos a utilizar (como vamos saber).
O grupo nesta fase pode realizar experiências de investigação, colocar hipóteses explicativas, construir esculturas, desenhar, pintar o que já descobriram, viram ou aprenderam, escrever uma historia, compor uma musica, construir gráficos para analisar dados… e todas estas produções são expostas na sala. À medida que se vão desenvolvendo as atividades, as crianças adquirem competências, tais como: saber conversar, negociar, intervir, tomar decisões, ler, investigar e usar conhecimentos e competências já adquiridas.
Na 3ª fase do projeto, os trabalhos e os registos são terminados e é marcada a comunicação ao grupo. A comunicação é um momento muito especial em que as crianças que desenvolveram o projecto tem a possibilidade de o apresentar ao restante grupo. É organizada a informação que pretendem comunicar (o que vamos comunicar/quem/com o quê). No próprio dia são as criança que organizam a sala para receber os amigos. Organizar a informação para apresentar ao grupo ajuda a clarificar e a consolidar o conhecimento adquirido e permite ao educador avaliar os progressos das crianças. No final da apresentação, o grupo é convidado a colocar questões e inicia-se o debate de ideias acerca do projeto. Posteriormente, registamos aquilo que cada criança aprendeu. (participei no projeto…/ aprendi…) 

Em suma, o projeto é uma experiência que não se pode prever com uma certeza absoluta. Emerge e desenvolve-se na interacção de uma grupo de crianças e de adultos, originando uma dinâmica única dentro da sala de atividades.

 in:Projeto Curricular sala Intelectual, Ed Cristina Prazeres 

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