quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Os nossos primeiros momentos...

Ilustradores: Leonor Neto, Rita Raposo e Beatriz Fonseca
Na sala de jogo dramático somos 37 meninos que enchemos de alegria os dias de quem passa por nós...

Temos muito energia, somos curiosos e somos uns verdadeiros exploradores!
Tudo à nossa volta é uma grande novidade e estamos muito motivados para conhecer e descobrir...

Já estamos a criar a noção de grupo e a perceber somos um contributo importante para o desenvolvimento integral do grupo!


Nos primeiros dias descobrimos e exploramos as áreas da nossa sala...
Na biblioteca já partilhámos livros...

Nos jogos de chão surgiram as primeiras construções...
Nos jogos de mesa há muitos jogos para escolher...
Na área da escrita já mostramos alegremente as nossas produções...


Na casinha experimentamos os materiais e criamos relações uns com os outros...
Começam a florescer os artistas...

Porque no teatro apresentamos a nossa primeira peça...
Começamos a perceber a nossa rotina e registámos todos os momentos...











Para nos organizarmos já fizemos os nossos cartões e é com ele que escolhemos a área onde queremos brincar!
Queremos ser...cada vez mais autónomos, capazes de decidir e responsáveis nas nossas escolhas...por isso o mapa de escolha de atividades apoia-nos!


A cada passo que damos...vamos compreendendo que têm de existir regras...são essencias! Juntos e numa brincadeira muito divertida, construímos uns sinais que não fazem parar o trânsito...mostram-nos apenas o caminho!







 

na Sala intelectual também nos começamos a organizar...
aos poucos fomos descobrindo a sala e as áreas...

a sala Intelectual está organizada por sete áreas:
jogos
- informática
-oficina de escrita
- matemática
- laboratório
- desenho
e biblioteca



nas primeiras semanas exploramos as áreas e depois em grupo construimos pequenos inventários que nos vão ajudar a saber quais os materiais disponiveis em cada área e o que podemos fazer com eles. Depois de ilustraqdos colocamos cada inventário junto a cada area. 



Com tantas atividades é natural que muitos meninos queiram fazer as mesmas coisas ao mesmo tempo...

Quando surgirem, vamos falar sobre eles e encontrar estratégias para os resolver durante as reuniões do grupo, fazendo as primeiras tentativas de negociação favorecendo a colaboração entre todos.
 E foi assim  que surgiram as regras da sala que depois de aceites por todos foram registadas,  ilustradas pelas crianças e afixadas.



 










Na sala existem algumas atividades inerentes ao bom funcionamento e aos cuidados a ter com os animais e as plantas, chamamos-lhes as  tarefas diárias  (marcar as faltas, ajudar no almoço, regar as plantas, tratar da tartaruga) que estão enunciadas no mapa das tarefas.

A realização das tarefas pelas crianças tem como objectivo promover o desenvolvimento da autonomia e a cooperação entre os pares. 






Na sala das expressões os primeiros dias também foram de exploração para descobrirmos o que podemos fazer em cada área e os materiais existentes...

área do recorte e colagem...
Pode-se fazer representações figurativas bidimensionais e tridimensionais através de material de desperdício. Nesta área favorece-se a liberdade e a espontaneidade...


a área da pintura...
onde existe a possibilidade de iniciar uma série de técnicas. Cria-se também algumas noções de estética fomentando a  criatividade.


a área do desenho...
pode-se desenhar livremente, representar situações do seu dia-a-dia, fazer ilustrações de textos, notícias, registos e projetos




a área da modelagem...   
 desenvolve-se o sentido do tato e a motricidade fina e grossa. Têm a possibilidade de representar, através das várias técnicas de modelagem (barro, massa de cor, pasta de papel…) situações do seu quotidiano. A modelagem é um dos meios de preparação para a expressão do pensamento. É uma forma de a criança se exprimir.                                    



a área da tecelagem...
é possível ter contacto e aprender a manipular outro tipo de materiais, trabalhar a motricidade fina, a concentração e a valorizar as produções manuais e artísticas.



Começaram também a aparecer alguns mapas...
O que faz o amigo da manhã e da tarde...


O mapa da escolha de atividades...

O calendário...


 Fizemos um inventário das áreas...

Construímos as regras da sala das expressões...

Começamos a fazer os planos do dia ao inicio de cada manhã/tarde...

E ainda conversamos e construímos a nossa agenda semanal...

Sem comentários:

Enviar um comentário