![]() |
Ilustradores: Leonor Neto, Rita Raposo e Beatriz Fonseca |
Temos muito energia, somos curiosos e somos uns verdadeiros exploradores!
Tudo à nossa volta é uma grande novidade e estamos muito motivados para conhecer e descobrir...
Já estamos a criar a noção de grupo e a perceber somos um contributo importante para o desenvolvimento integral do grupo!
Nos primeiros dias descobrimos e exploramos as áreas da nossa sala...
![]() |
Na biblioteca já partilhámos livros... |
![]() |
Nos jogos de chão surgiram as primeiras construções... |
Nos jogos de mesa há muitos jogos para escolher... |
![]() |
Na área da escrita já mostramos alegremente as nossas produções... |
![]() |
Na casinha experimentamos os materiais e criamos relações uns com os outros... |
![]() ![]() |
Começam a florescer os artistas... |
![]() | |
Porque no teatro apresentamos a nossa primeira peça... |
Para nos organizarmos já fizemos os nossos cartões e é com ele que escolhemos a área onde queremos brincar!
Queremos ser...cada vez mais autónomos, capazes de decidir e responsáveis nas nossas escolhas...por isso o mapa de escolha de atividades apoia-nos!
A cada passo que damos...vamos compreendendo que têm de existir regras...são essencias! Juntos e numa brincadeira muito divertida, construímos uns sinais que não fazem parar o trânsito...mostram-nos apenas o caminho!
na Sala intelectual também nos começamos a organizar...
aos poucos fomos descobrindo a sala e as áreas...
jogos
- informática
-oficina de escrita
- matemática
- laboratório
- desenho
e biblioteca
Com tantas
atividades é natural que muitos meninos queiram fazer as mesmas coisas ao mesmo
tempo...
|
Na sala
existem algumas atividades inerentes ao bom funcionamento e aos cuidados a ter
com os animais e as plantas, chamamos-lhes as
tarefas diárias (marcar as
faltas, ajudar no almoço, regar as plantas, tratar da tartaruga) que estão
enunciadas no mapa das tarefas.
A
realização das tarefas pelas crianças tem como objectivo promover o
desenvolvimento da autonomia e a cooperação entre os pares.
Na sala das expressões os primeiros dias também foram de exploração para descobrirmos o que podemos fazer em cada área e os materiais existentes...
área do recorte e colagem...
Pode-se fazer representações figurativas
bidimensionais e tridimensionais através de material de desperdício. Nesta área
favorece-se a liberdade e a espontaneidade...
a área da pintura...
onde existe a possibilidade de iniciar uma série de técnicas.
Cria-se também algumas noções de estética fomentando a criatividade.
a área do desenho...
pode-se desenhar livremente, representar situações
do seu dia-a-dia, fazer ilustrações de textos, notícias, registos e projetos
a área da modelagem...
desenvolve-se o sentido do tato e a motricidade fina e grossa. Têm a possibilidade de representar, através das várias técnicas de modelagem (barro, massa de cor, pasta de papel…) situações do seu quotidiano. A modelagem é um dos meios de preparação para a expressão do pensamento. É uma forma de a criança se exprimir.
a área da tecelagem...
é possível ter contacto e aprender a
manipular outro tipo de materiais, trabalhar a motricidade fina, a concentração
e a valorizar as produções manuais e artísticas.
Começaram também a aparecer alguns mapas...
O que faz o amigo da manhã e da tarde...
O mapa da escolha de atividades...
O calendário...
Fizemos um inventário das áreas...
Construímos as regras da sala das expressões...
Começamos a fazer os planos do dia ao inicio de cada manhã/tarde...
E ainda conversamos e construímos a nossa agenda semanal...
Sem comentários:
Enviar um comentário