cada um de nós representou a contrução... atendendo às formas geometricas que observávamos de onde estavamos sentados, a posição,tamanho, proporção, quantidade de peças, cor... surgiram represerntações muito interessantes...
com esta construção pudemos explorar alguns conceitos matemáticos (noção de número, decomposição do número, estimativa, quantidade, contagens e estratégias de contagem, operações numéricas) ora vejam...
quantas peças tem o avião? (estimativa)
-são 13
- eu conto 14, disse o Tiago R.
- 14? disse a Inês
este avião possibilitou-nos desenvolver várias competências, das quais destacamos:
- geometria
-representação gráfica
- organização espacial
- conceito de número/quantidades
- decomposição do numero ( 8 é 4 mais 4)
- conservação do numero
- números, formas de representar números, relações entre números
- Calcular e fazer estimativas
- comunicação matemática (conseguir expressar o seu raciocínio as suas ideias aplicando conceitos matemáticos, clarificando o seu pensamento de forma clara para que todos o entendam)
De acordo com as investigações mais recentes sobre a aprendizagem da matemática e ainda de acordo com Rodrigues (2010)
"as primeiras experiências matemáticas das crianças são muito importantes nas atitudes e concepções que formam relativamente a esta ciência.
Se estas experiências forem significativas, então as crianças desenvolvem atitudes, valores e concepções favoráveis e tornam-se confiantes, autónomas e flexíveis na sua aprendizagem matemática."
As normas do National Council Teacher of Mathematics (NCTM) (2007) definem como objetivos para a aprendizagem da matemática, em todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário:
- Aprender a dar valor à matemática;
- Adquirir confiança na sua própria capacidade de fazer matemática;
- Tornar-se apto a resolver problemas de matemática;
- Aprender a comunicar matematicamente;
Relatório da Atividade Profissional
- Aprender a raciocinar matematicamente.
-
Sem comentários:
Enviar um comentário