domingo, 9 de fevereiro de 2014

"o carro da familia Bernardo", ou melhor, a resolução de problemas no jardim-de-infância

A Margarida fez um texto,..
 quando chegou a hora das comunicações quis mostrá-lo.
foi aí que começou o nosso problema...
a Margarida dizia que a irmã tinha vindo num carro e ela noutro.
a Cristina Perguntou:
-quantos lugares vinham vazios no carro do pai da Margarida
ao que alguns meninos responderam 3 ( no carro tem 5 lugares, 2 vão ocupados , restam 3)
foi quando a Margarida disse:
- não, é que o carro do meu pai tem dois lugares á frente, três no meio e dois atrás.
e agora quantos lugares vão vazios?
foi aqui que surgiu o desafio para descobrir:
- quantos lugares tem o carro ao todo
-quantos vão vazios?




resolvemos  o problema... recorrendo ao desenho para representar os dados e chegar a uma resposta...






























A matemática é uma área do conhecimento em que suas nuances tem se desenvolvido a partir da resolução de problemas que o homem encontra no seu dia a dia. Na aprendizagem da matemática, o ensino de resolução de problemas são fundamentais, pois, permite ao aluno colocar-se diante de questões e buscar soluções por si próprio, com o uso do exercício e do raciocínio lógico e não apenas a regras padronizadas (SOUSA, 2010 ).
Na matemática, a resolução de problemas é uma atividade imprescindível para a construção do conhecimento, pois, permite que a criança argumente, justifique e busque soluções iniciando desta forma o seu pensar matemático construindo assim um conhecimento contextualizado.
As crianças ao resolverem problemas podem descobrir fatos novos, várias outras maneiras de se buscar solução para o mesmo problema, despertando curiosidade e interesse pelo conhecimento matemático, desenvolvendo a capacidade de solucionar situações que lhes são propostas.
Segundo Dante (2007), um dos principais objetivos do ensino de matemática é fazer a criança pensar produtivamente, para isso, recomenda-se apresentar situações-problemas que envolvam as crianças e desafiem a resolvê-los.

1 comentário:

  1. O que conseguiram fazer com lugares de carro vazios!!! Grande raciocício! Adorámos as representações e as contagens.

    ResponderEliminar