fizemos individualmente o levantamento daquilo que cada um já sabe fazer.
depois em grupo conversámos sobre o que temos de aprender e chegámos a alguns "saberes" (competências). Construimos um mapa para registar aquilo que já sabemos ou aprendemos.
Mas como é que sabemos que realmente sabemos fazer estas coisas todas???
voltámos a reunir e aí combinámos que íamos registar para ver aquilo que já somos capazes, a partir das competências que enumerámos como sendo as que temos de saber/saber fazer.
- saber fazer e registar conjuntos
- saber ordenar
- escrever o nome
- fazer rimas
mais informação acerca da avaliação...
Nos termos das Orientações Curriculares
para a Educação Pré-Escolar (Despacho
n.º 5220/97, de 4 de Agosto), “avaliar o processo e os efeitos, implica tomar
consciência da acção para adequar o processo educativo às necessidades das
crianças e do grupo e à sua evolução. A avaliação realizada com as crianças é
uma actividade educativa, constituindo também uma base de avaliação para o
educador. A sua reflexão, a partir dos efeitos que vai observando,
possibilita-lhe estabelecer a progressão das aprendizagens a desenvolver com
cada criança. Neste sentido, a avaliação é suporte do planeamento” (v. p. 27).
A avaliação na Educação Pré-Escolar assume uma dimensão
marcadamente formativa, pois trata-se, essencialmente, de um processo contínuo
e interpretativo que se interessa mais pelos processos do que pelos resultados
e procura tornar a criança protagonista da sua aprendizagem, de modo a que vá
tomando consciência do que já conseguiu e das dificuldades que vai tendo e como
as vai ultrapassando. A Educação Pré-Escolar é perspetivada no sentido da
educação ao longo da vida, assegurando à criança condições para abordar com
sucesso a etapa seguinte.
Avaliar é um ato pedagógico que requer uma atitude e um saber
específico que permitam desenvolver estratégias adequadas, tendo em conta os
contextos de cada criança e do grupo no respeito pelos valores de uma pedagogia
diferenciada. Neste sentido, compete ao educador:
Utilizar técnicas e instrumentos de observação e registo
diversificados que possibilitem sistematizar e organizar a informação recolhida
(registos de observação, portefólios, questionários, entrevistas, cadernetas
informativas…), permitindo “ver” a criança sob vários ângulos de modo a poder
acompanhar a evolução das suas aprendizagens, ao mesmo tempo que vai fornecendo
ao educador elementos concretos para a reflexão e adequação da sua intervenção
educativa.
Comunicar aos pais e encarregados de educação, bem como aos
educadores/professores o que as crianças sabem e são capazes de fazer, através
de uma informação global escrita das aprendizagens mais significativas de cada
criança, realçando o seu percurso, evolução e progressos.
Importa salientar que a avaliação comporta vários momentos:
planificação, recolha e interpretação da informação e adaptação das práticas e
processos que serão objeto de reformulação sempre que necessário.
A avaliação, considerada uma componente integrada do currículo da
Educação Pré-Escolar, envolve momentos de reflexão e decisão sobre o projeto
pedagógico/curricular.
Tendo como principal função a melhoria da qualidade das
aprendizagens, a avaliação implica, no quadro da relação entre o jardim de
infância, a família e a escola, uma construção partilhada que passa pelo
diálogo, pela comunicação de processos e de resultados, tendo em vista a
criação de contextos facilitadores de um percurso educativo e formativo de
sucesso.
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