sábado, 25 de janeiro de 2014

a auto-avaliação, aquilo que já somos capazes, o que temos de aprender, o que eu quero aprender...


fizemos individualmente o levantamento daquilo que cada um já sabe fazer.



depois em grupo conversámos sobre o que temos de aprender e chegámos a alguns "saberes" (competências). Construimos um mapa para registar aquilo que já sabemos ou aprendemos. 
Mas como é que sabemos que realmente sabemos fazer estas coisas todas???
voltámos a reunir e aí combinámos que íamos registar para ver aquilo que já somos capazes, a partir das competências que enumerámos como sendo as que temos de saber/saber fazer.


organizámos-nos para fazer esse registo e depois cada um foi marcando aquilo que já consegue. Este mapa está exposto na sala, porque o que se pretende é que seja utilizado para registar as competências, à medida que vão sendo conquistadas. É uma forma de envolver as crianças no processo de avaliação, que também faz parte do processo ensino-aprendizagem onde devem ter cada vez um papel mais ativo.
escolhemos algumas das competências:
- saber fazer e registar conjuntos
- saber ordenar
- escrever o nome
- fazer rimas




mais informação acerca da avaliação...

Nos termos das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Despacho n.º 5220/97, de 4 de Agosto), “avaliar o processo e os efeitos, implica tomar consciência da acção para adequar o processo educativo às necessidades das crianças e do grupo e à sua evolução. A avaliação realizada com as crianças é uma actividade educativa, constituindo também uma base de avaliação para o educador. A sua reflexão, a partir dos efeitos que vai observando, possibilita-lhe estabelecer a progressão das aprendizagens a desenvolver com cada criança. Neste sentido, a avaliação é suporte do planeamento” (v. p. 27).
A avaliação na Educação Pré-Escolar assume uma dimensão marcadamente formativa, pois trata-se, essencialmente, de um processo contínuo e interpretativo que se interessa mais pelos processos do que pelos resultados e procura tornar a criança protagonista da sua aprendizagem, de modo a que vá tomando consciência do que já conseguiu e das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassando. A Educação Pré-Escolar é perspetivada no sentido da educação ao longo da vida, assegurando à criança condições para abordar com sucesso a etapa seguinte.
Avaliar é um ato pedagógico que requer uma atitude e um saber específico que permitam desenvolver estratégias adequadas, tendo em conta os contextos de cada criança e do grupo no respeito pelos valores de uma pedagogia diferenciada. Neste sentido, compete ao educador:
Utilizar técnicas e instrumentos de observação e registo diversificados que possibilitem sistematizar e organizar a informação recolhida (registos de observação, portefólios, questionários, entrevistas, cadernetas informativas…), permitindo “ver” a criança sob vários ângulos de modo a poder acompanhar a evolução das suas aprendizagens, ao mesmo tempo que vai fornecendo ao educador elementos concretos para a reflexão e adequação da sua intervenção educativa.
Comunicar aos pais e encarregados de educação, bem como aos educadores/professores o que as crianças sabem e são capazes de fazer, através de uma informação global escrita das aprendizagens mais significativas de cada criança, realçando o seu percurso, evolução e progressos.
Importa salientar que a avaliação comporta vários momentos: planificação, recolha e interpretação da informação e adaptação das práticas e processos que serão objeto de reformulação sempre que necessário.
A avaliação, considerada uma componente integrada do currículo da Educação Pré-Escolar, envolve momentos de reflexão e decisão sobre o projeto pedagógico/curricular.
Tendo como principal função a melhoria da qualidade das aprendizagens, a avaliação implica, no quadro da relação entre o jardim de infância, a família e a escola, uma construção partilhada que passa pelo diálogo, pela comunicação de processos e de resultados, tendo em vista a criação de contextos facilitadores de um percurso educativo e formativo de sucesso.



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