Não se pretende fazer uma abordagem formal à leitura e à escrita, mas sim promover o interesse pela escrita, procurando valorizar sempre os conhecimentos que as crianças já adquiriram, alimentando o prazer da descoberta e a curiosidade, numa vertente ludica.
Até há bem pouco tempo atrás, defendia-se que só se podia pedir às crianças para escreverem depois de serem alfabetizadas, contudo, sebe-se hoje, que muito antes da entrada para a escola, as crianças desenvolvem competências significativas nesta área, começam por fazer tentativas de escrita, imitam letras, escrevem sequencias de letras a que atribuem significado, depois começam a pensar na escrita e nos sons de cada letra procurando fazer a correspondência entre o oral e o escrito.
o que vos mostramos em seguida é isto tudo e mais ainda...
quando fizemos o nosso plano do que queremos fazer no Natal
quando conseguimos em grupo descobrir como se escreve Natal, alguns meninos disseram
- podemos escrever agora na nossa folha?
no fim a Bárbara quis escrer muitas vezes....
Sem comentários:
Enviar um comentário