segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

a lenda da boca do inferno


Este ano assinala-se o 650º aniversário da elevação de Cascais a Vila.
O nosso projeto institucional que está a ser desenvolvido em todas as valências está diretamente relacionado com esta comemoração...chamamos-lhe Cascais...um mar de IDEIAS 
na semana passada visitámos com um grupo de 25 meninos a FORTALEZA DE NªSENHORA DA LUZ  e com esta visita aguçamos o desejo de conhecer mais acerca de Cascais e da sua historia.
na fortaleza contaram-nos algumas lendas e a Cristina propõs que procurassemos lendas de Cascais.
já todos conhecem a lenda da boca do inferno?
nós fomos à procura desta lenda e estamos a contruir o livro com o reconto e umas bonitas ilustrações.
deixamos aqui a lenda para que todos a possam conhecer e quem sabe ir visitar este lugar num destes fins de semana...

lenda da boca do inferno
há muito tempo viveu em Cascais um homem num castelo junto ao mar.
ele era assustador, os seus olhos, a sua boca…era muito feio.
o homem levava os dias a fazer magia e um dia decidiu encontrar uma menina para casar, já estava na hora.
Viu no seu cristal qual era a menina mais bonita e mandou os seus cavaleiros irem busca-la. Quando a trouxeram, ele ficou espantado, a menina era mesmo muito bonita.
como não queria que ninguém a visse, escondeu-a e trancou-a no alto da torre. Pôs à porta da torre um guardião, o seu cavaleiro mais fiel em quem ele confiava mais.
O tempo foi passando e o guardião queria saber como é que é que a menina passava os seus dias, porque só via o sol e as marés. Um dia decidiu fazer aquilo que ele não podia, pegou na chave e subiu à torre. Abriu a porta, subiu as escadas e quando abriu a ultima porta… viu a menina apaixonou-se por ela.
Combinaram fugir no seu cavalo branco.

Mas o feiticeiro sabia de tudo, ele via tudo no cristal e quando o guardião e a menina cavalgavam nos rochedos o feiticeiro fez aparecer uma tempestade que abriu um buraco, uma boca enorme que engoliu o guardião e a sua amada. Nunca mais ninguém os viu. E a boca não voltou a fechar, as pessoas passaram a chamar a este sitio o BOCA DO INFERNO. 

reconto feito pela Margarida Bernardo, Rodrigo Santos e Tiago Penedo

1 comentário:

  1. Ainda bem que andam a estudar estes assuntos! Tantas vezes que já passámos e falámos da Boca do Inferno e nem sabíamos porque se chamava assim. Temos que fazer um passeio de família no fim-de-semana, agora com uma visita guiada muito especial.

    ResponderEliminar